A ultra-sonografia (USG) é um exame de imagem, que utiliza ondas de som, em uma freqüência inaudível ao ouvido humano. Com o USG podemos avaliar a evolução da gestação.
A primeira USG deve ser realizada no início da gestação para confirmação da gestação, determinação da localização da implantação do ovo (gestação tópica ou ectópica); o número de fetos (gestação única, gemelar, trigemelar), além de avaliar os ovários em relação à presença de corpo lúteo (que é responsável pela produção hormonal no início da gestação).O próximo exame deve ser realizado entre a 11 e 13 semanas de gestação, onde é possível avaliar a anatomia fetal, medir a translucência nucal e descartar algumas má-formações. A medida da traslucência nucal é muito importante pois consegue suspeitar, quando esta aumentada, que o feto possa apresentar alguma alteração cromossômica, sendo a mais comum a síndrome de Down (trissomia do cromossôma 21). Nesta época também pode ser dado um “palpite”do sexo do feto, pois na região onde vai formar o genital (apêndice genital) poderemos verificar uma área que pode ser paralela à coluna (80% de ser menina) ou perpendicular a coluna (80% de ser menino).
Se o casal quiser saber o sexo do bebê, um USG realizado por volta de 16 semanas de gestação consegue determinar o sexo do feto com 100% de certeza.
Outro exame muito importante é realizado entre 20 a 24 semanas de gestação, sendo chamado de USG morfológico. Este exame permite avaliar vários órgãos fetais e diagnosticar ou descartar muitos tipos de má-formações.
Os próximos USGs são realizados para avaliar o crescimento fetal, a quantidade de líquido amniótico, a posição fetal e a maturação placentária. Quando necessário é solicitado a realização da dopplervelocimetria, que avalia a quantidade de sangue (nutrientes e oxigênio) que está sendo mandado para o bebê.
Fonte: http://www.schupp.com.br/dicas.html#pre-natal
0 comments:
Postar um comentário