Click here for Blogger tutorials, premade templates, free blog templates and custom blog designs »

“Pois tu formaste os meus rins;
entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável
e maravilhoso fui formado;
maravilhosas são as tuas obras,
e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado,
e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe,
e no teu livro foram escritos os meus dias,
sim, todos os dias que foram ordenados para mim,
quando ainda não havia nem um deles.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos!
Quão grande é a soma deles!”
Salmos 139: 13-17

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Importância do Pré-Natal

gravidaA gravidez é um evento fisiológico que pode ser complicado por processos patológicos perigosos para a saúde da mãe e do feto em 5% a 20% dos casos. O médico responsável pelo cuidado pré-natal dever ter familiaridade com as alterações fisiológicas que ocorrem durante a gestação, de modo que possa reconhecer as anormalidades significativas e minimizar seus efeitos.
Toda assistência pré-natal deve se embasar na prevenção, na identificação precoce ou no tratamento específico das gestantes classificadas como de alto risco, ou seja, aquelas cuja gravidez, quer seja por problemas de saúde pré-existentes, quer pelo desenvolvimento destes durante a gestação, apresentem alta probabilidade de terem um evolução complicada.
Idealmente, a mulher que planeja ter um filho deve ser submetida a uma avaliação médica antes de engravidar. Isto permite ao profissional avaliar, por meio da história clínica, exame físico e exames complementares, as condições atuais de saúde daquela cliente, aconselhando o momento oportuno para a gravidez planejada.
As consultar pré-natais são fundamentais para a detecção e o tratamento de problemas médicos como anemia, infecções urinárias, diabetes melito, hipertensão, asma ou exacerbação de problemas preexistentes. Estes problemas podem ter impacto significante na evolução do ciclo gravídico-puerperal. Concomitantemente, o profissional da saúde deve estar alerta para o desenvolvimento de alterações obstétricas propriamente ditas, como inserção anômala de placenta, isoimunização, crescimento fetal anormal, gestação múltipla e pós-datismo.
Existem diversos fatores de risco para complicações materno-fetais. A ausência de assistência pré-natal é, de longe, o fator mais importante.
Fonte: http://www.schupp.com.br/dicas.html#pre-natal

0 comments: