Click here for Blogger tutorials, premade templates, free blog templates and custom blog designs »

“Pois tu formaste os meus rins;
entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável
e maravilhoso fui formado;
maravilhosas são as tuas obras,
e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado,
e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe,
e no teu livro foram escritos os meus dias,
sim, todos os dias que foram ordenados para mim,
quando ainda não havia nem um deles.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos!
Quão grande é a soma deles!”
Salmos 139: 13-17

sexta-feira, 1 de abril de 2011

7 Passos para Estabelecer Limites

" Ser pai e mãe não é um trabalho politicamente correto o tempo todo. Sua família NÃO é uma democracia! É uma ditadura benevolente, na qual, você, pai/mãe trabalha como embaixador e criador das regras."

7 Passos para estabelecer limites:

1. Tenha expectativas apropriadas: é melhor remover objetos frágeis do alcance da criança do que tentar mudar a criança para desistir de tocar os enfeites e bibelôs.

2. Escolha limites que você sabe que pode reforçar: como pai e mãe, é impossível ganhar todas as disputas. É impossível fazer com que a criança coma brócolis, peça desculpas, compartilhe os brinquedos, escove os dentes, não tenha medo, use sempre o penico, etc, etc. Se você fizer de tudo um cavalo de batalha, vai acabar perdendo sua autoridade - caos e desafios virão a seguir.

3. Use frases curtas e positivas: Evite "Filha, venha aqui e guarde os brinquedos na caixa, depois de calçar os sapatos", tente "brinquedos na caixa" e depois "sapatos agora!". Ao invés de dizer "não corra" ou "não suba na cadeira", experimente "aqui é lugar de caminhar" ou "cadeiras são feitas para sentar".

4. Seja consistente. Seja consistente. Seja consistente: não mude as regras a cada dia.

5. Use a linguagem da criança para um sucesso máximo: frases curtas, repetição, voz expressiva e gestos e expressões faciais DRAMÁTICOS.

6. Evite mensagens ambíguas: Não sorria ou use uma voz melosa se está falando sério.

7. Seja criativo: alguns exemplos sobre como dar ordens a crianças desafiadoras são cochichar, fazer um som de trumpete antes de anunciar o que vem a seguir, colocar um chapéu engraçado, mostrar a ela como as meias sujas vão marchando "sozinhas" para o cesto porque não agüentam mais ficar no chão. "

Fonte: Dr. Karp - The Happiest Toddler on The Block (copiei do Blog da minha amiga Aline Amorin!)

0 comments: