Click here for Blogger tutorials, premade templates, free blog templates and custom blog designs »

“Pois tu formaste os meus rins;
entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável
e maravilhoso fui formado;
maravilhosas são as tuas obras,
e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado,
e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe,
e no teu livro foram escritos os meus dias,
sim, todos os dias que foram ordenados para mim,
quando ainda não havia nem um deles.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos!
Quão grande é a soma deles!”
Salmos 139: 13-17

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os Riscos da Cesárea Eletiva

Você quer Cesária?

No mundo de hoje muitas mulheres acabam optando pela cesária como a via de nascimento de seu filho. Faz parte da cultura Brasileira onde a cesária bate recorde de 90% em partos privados e 40% nos publico, contrariando o que a Organização Mundial da Saúde tem como ideal, que são 15%. Na maior parte dos países do mundo o índice de cesáreas é de somente 5%.

Com aumento das cesarianas também aumentam os problemas com os fetos. A cesária retira o feto bruscamente da barriga, ele não tem nenhum tipo de aviso para que se prepare como faz no Parto Normal.

Problemas como ''Desconforto Respiratório'' são comuns nas UTIS pediátricas, simplesmente pelo fato do bebê ser retirado prematuramente. Quando a mulher entra em trabalho de parto é a certeza de que o bebê está pronto.

Nas cesarianas eletivas são feitas apenas baseadas nos cálculos da ultima menstruação e no primeiro ultrasson,que muitas vezes não batem com a realidade, assim sendo muitos bebês nascem até 3 semanas antes do tempo que deveria.

Mas então porquê optar por uma cirurgia?

Muitas mulheres tem medo da dor do parto, medo de que a vagina fique larga, entre outros mitos. O que elas precisam saber é que a dor é normal, e assim que o bebê nasce a dor vai embora, e hoje em dia elas podem optar pela ''Analgesia Peridural'' sendo ainda mais confortável sem prejudicar ambos. Mas que também tem os seus riscos,consequências e influências no bebê e no parto.

Outros são os mitos, as mulheres que se informam sabem que a vagina não fica mais larga, ela é elástica e é feita para poder se abrir na hora do parto e depois voltar ao normal, assim como nao ato sexual.

Outro motivo é que a cesariana é cômoda, tanto para os pais quando para o médico, que pode mandar sua paciente para a faca para que ele possa fazer muitas outras no mesmo dia ou para entrar de férias, ou a mãe que quer ir no salão antes, e estar bem bonita na data especial escolhida para sua própria conveniência, vaidade e egoísmo.

O que ninguem lembra é que isso não é cômodo para o bebê e é muito perigoso. Durante o trabalho de parto o bebê também trabalha, ele precisa virar e se expremer no canal vaginal para o nascimento, e isso é muito importante para ele porque ao passar pelo canal todas as secreções nos pulmões são expelidas preparando-o para a primeira respiração.

Mas se não é seguro, porquê o médico aconselha?

Quando existe NECESSIDADE de fazer a cesariana ninguém discute, se o parto normal não é viável é necessária intervenção cirúrgica para que ambos fiquem bem.

Mas muitas vezes a mãe tem todas as condições de parir mas o médico não gosta de acompanhar parto normal, muitos realmente não esperam dizem que no máximo 4 horas se não nascer deu, vai pra faca. É ridículo já que um parto normal pode levar de 12 a 36 horas se tudo estiver correndo bem. A média de tempo levado para o primeiro trabalho de parto é de 24 horas!

Também além de ser cômodo é melhor financeiramente, já que em vez dele acompanhar um Parto Normal, ele poderia estar fazendo no mínimo três outras cesarianas, e então ganhando três vezes mais.

Por isso você tem que escolher um bom médico, que você confie, e não um que apenas pensa no seu próprio conforto e dinheiro, e sim na saúde de ambos, mamãe e bebê. Se ele não apoia o parto normal, então ele não se preocupa com a sua saúde.

Uma cesárea pode até ser o que você considera o melhor e mais conveniente para você, mas certamente não é o melhor nem para você e nem para o seu filho!

Fonte principal: www.crisadoula.blogspot.com (com algumas adições minhas!)

0 comments: